quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Onde está na Bíblia a dança?

A paz do Senhor a você, que é tão precioso para Deus! Toda obra da igreja de Deus tem que ter uma base bíblica, a dança é um dos instrumentos que Deus declara em Salmos 150.

Louvai-o com adufe e com danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta! (Salmos 150:4)
A Dança é uma ordenança do Senhor!

Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa. (Salmos 149:3)Há tempo de chorar, e tempo de rir; Há tempo de prantear, e tempo de dançar; (Eclesiastes 3:4)
Vamos observar um trecho da bíblia que Davi dança depois de sua vitória contra os filisteus.

II Samuel 6
14
E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.15 Assim Davi e toda a casa de Israel subiam, trazendo a arca do Senhor com júbilo e ao som de trombetas.16 Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração.17 Introduziram, pois, a arca do Senhor, e a puseram no seu lugar, no meio da tenda que Davi lhe armara; e Davi ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas perante o Senhor.18 Quando Davi acabou de oferecer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos.19 Depois repartiu a todo o povo, a toda a multidão de Israel, tanto a homens como a mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e um bolo de passas. Em seguida todo o povo se retirou, cada um para sua casa.20 Então Davi voltou para abençoar a sua casa; e Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi, e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem pejo se descobre um indivíduo qualquer.21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que teu escolheu a mim de preferência a teu pai e a toda a sua casa, estabelecendo-me por chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar22 Também ainda mais do que isso me envilecerei, e me humilharei aos meus olhos; mas das servas, de quem falaste, delas serei honrado.23 E Mical, filha de Saul não teve filhos, até o dia de sua morte

Observemos que depois que Davi chega de sua vitória, ele dança alegremente diante o povo em comemoração, porém Mical o despreza e recrimina sua atitude, mas Davi a repreende porque sua dança foi para o Senhor e Mical por sua atitude não teve filhos.
Em Êxodo 15:20-21, também Miriam e todas as mulheres dançam depois de Deus fazer o povo de Israel atravessar o mar vermelho.
Estes são exemplos de dança perante o Senhor, danças de gratidão e adoração a Deus.
Mas também houve danças para sacrifícios como a dança de Salomé para o Rei Herodes em que após ela dançar sensualmente para o Rei ele lhe oferece até metade do seu reino se ela lhe pedir, porém pela ordenança da sua mãe ela pede a cabeça do servo do Senhor, ela pede a cabeça de João Batista.

Cuidado com a dança que você tem oferecido. Que sua dança seja de vitória e voltada para o Senhor!
(autor: Talita Calixto)

Frase: "Que a nossa dança seja uma dança de gratidão e adoração diante do Senhor." (Anônimo)

Um comentário:

  1. boa noite penso temos tantas coisas pra se preocupar e obedecer ao senhor nossa e os salmos 150,homens como Davi, isaias miriam e tantos outros nos alegramos no senhor e podemos ofertar a ele tudo em nosso ser vamos ler mt.15.1a 20.abraços quem naõ é contra a jesus é por ele.

    ResponderExcluir