quarta-feira, 23 de março de 2011

Compaixão

"Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;"  (Romanos 12:15)

A paz do Senhor Jesus, nação eleita! É fácil se alegrar com os que se alegram... Bom, nem sempre. Temos que saber lidar com o ciúme e a inveja, mas não apenas saber, temos que lidar!
Mas quero me focar na parte b do versículo: "chorar com os que choram". Nos últimos anos temos vistos inúmeras tragédias, causadas por desastres naturais, verdadeiras catástrofes, dentro e fora de nosso país, como por exemplo: as chuvas de Santa Catarina em 2008, o terremoto no Haiti em 2009, deslizamentos causados pela chuva em 2010, chuvas na região serrana e terremoto e tsunami no Japão em 2011. São tantas situações, que algumas mais graves acabam ganhando tanto destaque na mídia, que as outras acabam ficando sem cobertura, mas isto não quer dizer que pessoas não estão sofrendo e precisando de ajuda. É compreensivo que quanto mais assistimos sobre um determinado fato, sofremos mais com ele, nos identificamos, sofremos juntos, ainda que no conforto de nossos lares, e tendemos a querer ajudar aqueles com quem sofremos. Mas como mandar ajuda para fora, como para o Japão, por exemplo? Sem falar do grande número de pessoas que morreram, e quantas sem o conhecimento de Cristo! Muitas pessoas que perderam "tudo",viram seu "mundo" destruído, onde vão colocar sua esperança? Nós temos conhecimento de uma verdade em que podemos esperar e confiar: Jesus Cristo, nossa rocha e alto refúgio. Mas como comunicá-lo a pessoas do outro lado do mundo?
Graças a Deus, por sua igreja está em todos os lugares. Sim temos Cristão que estão mais próximos do que nós, que podem fazer o que não podemos, que podem estar juntos com os necessitados. Mas isto não que dizer que devemos ficar em nossa zona de conforto, precisamos orar e interceder por estes cristãos, para que Deus os incomode e os capacite para fazer a obra, e mais do que isto, devemos estar disposto a sermos exemplos, dispostos a deixarmos o nosso conforto e nos envolver, a nos mobilizar por aqueles que sofrem e estão mais próximos de nós. Como eu disse antes, quantos estão sofrendo em tragédias menos noticiadas? E quantos, tão mais próximos de nós, estão sofrendo em suas tragédias particulares?
Certas coisas ficam realmente fora de nosso alcance, mas podemos fazer aquilo que é possível, sempre confiando no Deus do impossível.  Podemos sair da nossa zona de conforto, nos desviar e nos deter só um pouco, como o bom samaritano, para ajudar aqueles que precisam. Estar perto para ajudar, mesmo que com uma pequena ajuda, mesmo que só para ouvir. Devemos chorar com os que choram!

Frase: "Deus tinha um único Filho e fez dele um missionário." (David Livingstone)

Nenhum comentário:

Postar um comentário