quarta-feira, 6 de junho de 2012

Namoro Cristão

...e as moças, [trate] como a irmãs, com toda a pureza.
(1 Timóteo 5:2b)

A paz do Senhor, amados de Deus! Namoro não era algo que existia nos tempos Bíblico, onde normalmente os casamentos eram acertados entre os pais dos noivos, mas isto não quer dizer que não encontramos na Palavra de Deus qual deve ser o padrão de namoro para nossos dias. Creio que o namoro é um período importante para as pessoas se conhecerem, mas isto não incluí o sentido bíblico para conhecer, pois o sexo é um presente de Deus para o casal desfrutar após o casamento. Acho que o namoro também não pode ser muito longo, bem como o noivado, que deve ser o período para o casal se estruturar emocional, espiritual e financeiramente para o casamente. Namoro e noivado são compromissos como o casamento, por isto, devemos encarar o namoro como responsabilidade e não como um passatempo, afinal são sentimentos, expectativas e esperanças que estão envolvidos. Namorar deve ser uma decisão muito bem tomada, algo para ser muito bem pensado e até discutido antes de ser praticado. Devemos assumir o compromisso de namoro fazendo o máximo para que ele dê certo e evolua naturalmente para noivado e casamento, mas sem perder de vista que o namoro pode dar errado, que as pessoas possam se separar. Por isto, devemos manter o nosso vaso em santidade, respeitando a moça como uma irmã (igualmente a moça deve respeitar o rapaz como um irmão) e evitar que o namoro nos leve ao pecado e nos afaste de Deus. O noivado é só uma extensão do namoro, onde já há um compromisso maior, mas segue as mesmas regras: ainda não é casamento, então nada de sexo; o compromisso é maior e espera-se que evolua para o casamento, mas pode acabar; mesmo respeito de irmão, que nos mantém em santidade, perto de Deus e longe dos pecados.
Já o casamento é a oficialização do namoro, onde o casal assume publicamente perante Deus e os Homens que serão eternos namorados. Você já disse eu te amo para seu conjuge hoje?

Frase: "É bom desmascarar os nossos pecados, para que eles não nos desmascarem." (Thomas Watson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário