quarta-feira, 16 de maio de 2012

Diálogo Religioso

Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas;
Nem te aparentarás com elas; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;
Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do SENHOR se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.
Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.
Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra.
(Deuteronômio 7:1-6)

A paz do Senhor, sacerdotes do Deus Vivo! Muitos ditos "líderes religiosos" pregam o diálogo religioso, a interação entre religiões, o ecumenismo, o sincretismo, embaixo da bandeira da tolerância e da paz, que soa muito bonito, digno e altruísta. Mas não é bem o que a Palavra de Deus nos ensina. Não estou com isto defendendo o ódio, o preconceito e a guerra. Mas quero com isto elevar nosso entendimento a um mais alto patamar. Estes falsos discursos de paz e tolerância, parecem muito justos, mas a justiça do Homem é semelhante a trapo de imundícia (Isaias 64:6). O mundo, nossas ideologias e instituições humanas não podem nos dar a paz que somente Jesus Cristo pode nos dar. Ele é o único caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por Jesus (João14:6).
Voltando ao nosso versículo de hoje, a história do povo judeu, narrada no Velho Testamento, demonstra que este diálogo religioso nunca foi uma boa escolha, pois por diversas vezes corrompeu o povo de judeu, afastando-o do único e verdadeiro Deus. O que faremos então? Vamos nos isolar dentro de nossas igrejas? Não. Pregaremos o Evangelho, buscando envolver as pessoas com Deus, mas não nos envolvendo com aqueles que estão na carnalidade, nem com sua vã maneira de viver, nem com suas idolatrias. Vamos denunciar e abominar o pecado, mas sempre amando o pecador.

Frase: "Quem sempre se contenta, embora tenha pouco é muito mais feliz, do que aquele que está sempre cobiçando, embora tenha muito." (Matthew Henry)

Nenhum comentário:

Postar um comentário