Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. (Colossenses 4:5-6)
Quem são os de fora? Aqueles que não compartilham de nossa fé em Jesus Cristo, como o único e necessário Salvador de nossas vidas.
Devemos nos portar com sabedoria para poder levar a estas pessoas o Evangelho da graça de Deus, aproveitando as oportunidades de conversar com estas pessoas para testemunhar de Jesus. E como é complicado conversar com pessoas que não compartilham a nossa fé, elas não conseguem entender o básico, distorcem tudo para defender suas crendices, não enxergam que a verdade, o caminho e a vida é Jesus Cristo (João 14:6). Isto nos tira do sério, nos faz perder a estribeiras, mas devemos ser sábios e aproveitar as oportunidades. Como fazer isto?
Bom o próprio versículo nos aponta um caminho: nossa palavra deve ser sempre agradável, temperada com sal, para sabermos como responder a cada um. Veja que precisamos fazer isto sempre, pois a prática é que nos aperfeiçoa em lidar com as pessoas. Nossa fala não pode ser pesada, agressiva, pessimista e desmotivadora, temos que ter palavras agradáveis. Quanto a ser temperada, me ocorem três coisas:
1) Não pode ser leve, nem pesada de mais: muitas vezes querendo agradar, acabamos nos omitindo e concordando com certas coisas erradas, por isso, não temos que ser temperados, para poder repreender e exortar em amor, quando necessário;
2) Tem que ter sabor: ser temperado com sal, o sal da sabor, a nossa palavra deve ser marcante;
3) Tempero: além de dar sabor, os temperos, e principalmente o sal, eram e continua sendo usado para conservar. Nossa palavra deve servir para conservar a ética, a honra, a moral, a família e as coisas de Deus.
Frase: "Produzir frutos exige suportar cruzes. Não há dois cristos: um acomodado para os cristãos acomodados e um que luta e sofre para os cristãos superiores. Há um só Cristo." (Hudson Taylor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário